24 setembro 2017

Escolhendo a sombra que nos cobre.

No Salmo 91 do antigo testamento, vemos o seguinte texto, nos versos 1-2:
- "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."
A imagem de uma sombra sob a qual podemos descansar é um conceito forte, associado a proteção do corpo e do espírito.
Mas existe outro tipo de sombra que também pode nos cobrir. Essa não nos traz alento, ou proteção, mas pelo contrário, traz os efeitos da negatividade do que a produz.
A imagem da sombra que descansa pode ser extrapolada para nossos Pais, nossos amigos, ou qualquer pessoa na qual confiamos e nos sentimos bem ao abrir o coração, falar das ansiedades, preocupações e se deixar ser protegido e compreendido.
A sombra que turva e obscurece nosso viver, acontece sempre que permitimos que outras pessoas, ou sentimentos se tornem maiores do que nós.
Digo maiores, porque essa é a condição primordial para estar sob a sombra, ou seja, sermos menores. Uma árvore grande só faz sombra para as menores, não recebe a sombra delas.
Para que possamos usufruir da sombra de Deus, temos de nos colocar numa posição de filhos, de humildade, de entender que somos menores verdadeiramente. Se acharmos que podemos tudo, queremos estar numa posição superior, acima, e assim não aproveitamos a sombra do altíssimo, como nos diz o Salmo.
Da mesma forma, quando deixamos que alguém, ou alguma coisa ou sentimento faça sombra em nosso coração, temos de refletir porque estamos nos colocando nessa posição de inferioridade, permitindo que uma energia externa nos dite o que sentir e como agir.
É importante compreender que em última instância sou sempre eu quem  deve decidir sob qual sombra quero estar. As vezes é difícil impedir que algumas situações e pessoas nos turvem o horizonte, mas passado o primeiro momento, devemos agir de forma racional escolhendo nosso rumo.
Qualificar os acontecimentos no espectro de muito bom a muito ruim é uma prerrogativa nossa. Nossas crenças é que transformam situações normais em catastróficas ou o contrário. São justamente essas crenças  que devemos modificar se não queremos estar sob a sombra sufocante de algumas situações ou pessoas.
Paz e luz.

         Por favor, não tente entender o outro
         Esse não é o seu caminho
         Tente entender você mesmo,
         Pois você é uma minuatura do Universo
         Em você há todo o mapa da existência.

                                             OSHO

Nenhum comentário: